Nós        Café

Para se inserir no mercado de alta qualidade, a proposta dos proprietários visou a constituição de um modelo de controle constante e rigoroso para propiciar a manutenção da qualidade dos grãos ao longo dos anos. Esta opção é fruto de uma combinação de fatores que incluiu a escolha de cepas varietais de café arábica, com potencial de produção de frutos mais adocicados, correto manejo agronômico, além dos procedimentos de pré-colheita, colheita, pós-colheita, secagem, armazenamento, beneficiamento, classificação, torra, moagem e embalagem, dentro do conceito de micro ecossistema.

A opção pela verticalização da produção do plantio a embalagem final deu-se para o controle de qualidade do produto, cuja origem nobre tem características intrínsecas como solo e clima que definem um padrão de bebida especial.


Entender e satisfazer as necessidades do consumidor de café de boa qualidade é a base da diferenciação por tipos. O consumidor deve ser surpreendido pela antecipação ou criação de novas expectativas. Desde a escolha da variedade genética até a torrefação há que se manter cuidados para que o produto permaneça dentro das especificações de qualidade. Investindo em pesquisa, tecnologia e treinamento, o Café Helena preza por assegurar o incomparável prazer que uma simples xícara pode proporcionar.

 

Assim, o Café Helena é um café especial feito com grãos 100% arábica sem qualquer impureza. Os nossos blends são criados para alcançar padrões de qualidade que superam os atributos individuais de cada tipo de grão. Os blends do Café Helena tem o objetivo de balancear e exaltar as melhores qualidades de sabor, corpo, acidez, aroma e doçura.

Certificações

A Fazenda Monte Alto é certificada pela "RAINFOREST ALLIANCE", que é um dos maiores programas de certificação de sustentabilidade para Cafés do mundo.

Rainforest Alliance representa uma jornada de sustentabilidade baseada em melhorias contínuas, transparência e responsabilidade. Trabalha com um Código de Conduta rigoroso e determina, entre outras normas, que o agricultor seja treinado na área de competência empresarial, condições de trabalho e proteção ambiental. Detém um sistema de rastreabilidade e garante que as matérias-primas foram efetivamente cultivadas e colhidas de forma responsável.

Queremos criar um futuro melhor para as pessoas e para a natureza, tornando os negócios responsáveis o novo normal

Rainforest-Alliance-logo_and_new_seal.png
O toque feminino na tradição

Maria Helena Monteiro misturou o mundo rural e urbano, o passado e o futuro numa xícara de Café. Renovou uma tradição familiar masculina com uma visão de futuro feminina e assim nasceu a marca Café Helena.

Ela deixou uma bem sucedida carreira numa multinacional para começar a realização de um antigo sonho: plantar café na fazenda onde nasceu, cresceu e casou.

Para superar o dilema da comercialização, planejou a lavoura, a industrialização e a distribuição de cafés especiais.

Vencedora do Prêmio SEBRAE Mulher Empreendora do Brasil 2 005, onde superou as etapas regional, estadual e brasileira. Assim descreveu sua inspiração no relato “Passado e Futuro numa Xícara de Café”.

"O que me inspirou a montar o meu negócio foi a constatação de que o Brasil, embora seja o maior produtor de café do mundo e o segundo mercado consumidor, não bebe, na média, um bom café. Além disso, a história secular do café em minha região, totalmente esquecida, deveria ser retomada."

Recentemente o Café Helena obteve mais uma conquista, a da continuidade, as filhas da fundadora embarcaram rumo a tradição familiar e tornaram-se a quarta geração na lida do Café.