Nós Café
Para ingressar no mercado de alta qualidade, os proprietários buscaram estabelecer um rigoroso modelo de controle contínuo, assegurando a excelência dos grãos ao longo do tempo. Isso envolveu a escolha de cepas de café arábica com frutos mais doces, práticas agronômicas adequadas, e cuidados desde a pré-colheita até a embalagem.
A verticalização da produção, do plantio à embalagem final, foi adotada para garantir o controle de qualidade do produto, cuja origem nobre é definida por características intrínsecas como solo e clima, resultando em uma bebida especial.
A base da diferenciação está em entender e atender às necessidades do consumidor de café de alta qualidade, surpreendendo com sabor e inovação. Do cuidado na escolha genética à torrefação, é essencial manter o produto dentro dos padrões de qualidade. Com investimentos em pesquisa, tecnologia e treinamento, o Café Helena se dedica a proporcionar o prazer incomparável de uma xícara de café.
O Café Helena é um café especial feito exclusivamente com grãos 100% arábica, livres de impurezas. Nossos blends são elaborados para superar os atributos individuais de cada grão, buscando equilibrar e realçar sabor, corpo, acidez, aroma e doçura de forma excepcional.
Cultura regenerativa e sustentável
Preservação ambiental em cada xícara.
Comprometidos com a cultura regenerativa e sustentável, utilizamos um mix de sementes entre as linhas dos pés de café.
Isso significa que utilizamos uma variedade de sementes de plantas complementares, como ervas, flores e arbustos, que crescem ao redor dos cafeeiros.
Essa prática beneficia o ecossistema da plantação, pois as plantas adicionais ajudam a melhorar a fertilidade do solo, a atrair polinizadores e a controlar pragas naturais. Além disso, contribui para a biodiversidade e a preservação do meio ambiente.
Café Agrofloresta
Compromisso com a preservação: estamos em fase de implementação do Café Agrofloresta
O Café Agrofloresta é um modelo de produção sustentável que combina o cultivo de café com o plantio de árvores nativas em áreas de preservação permanente.
Ao adotar o Café Agrofloresta, estamos contribuindo para a restauração e proteção de ecossistemas, promovendo a diversidade biológica, a retenção de água, a redução da erosão do solo e a promoção da vida selvagem.
O toque feminino na tradição
Maria Helena Monteiro misturou o mundo rural e urbano, o passado e o futuro numa xícara de Café. Renovou uma tradição familiar masculina com uma visão de futuro feminina e assim nasceu a marca Café Helena.
Ela deixou uma bem sucedida carreira numa multinacional para começar a realização de um antigo sonho: plantar café na fazenda onde nasceu, cresceu e casou.
Para superar o dilema da comercialização, planejou a lavoura, a industrialização e a distribuição de cafés especiais.
Vencedora do Prêmio SEBRAE Mulher Empreendedora do Brasil 2005, onde superou as etapas regional, estadual e brasileira. Assim descreveu sua inspiração no relato “Passado e Futuro numa Xícara de Café”.
"O que me inspirou a montar o meu negócio foi a constatação de que o Brasil, embora seja o maior produtor de café do mundo e o segundo mercado consumidor, não bebe, na média, um bom café. Além disso, a história secular do café em minha região, totalmente esquecida, deveria ser retomada."
Recentemente o Café Helena obteve mais uma conquista, a da continuidade, as filhas da fundadora embarcaram rumo a tradição familiar e tornaram-se a quarta geração na lida do Café.